quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Entrevista

Em visita à Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, onde fomos recebidas pela diretora Srª. Márcia. Solicitamos autorização para entrevistar uma professora.

Ela nos apresentou a professora Telma, uma senhora simpática com muita garra e amor ao seu trabalho.

Com 23 anos de profissão, a professora já lecionou para varias turmas, e nesse ano de 2013 está numa sala do 5º ano D matutino, com 25 alunos, sendo 16 meninas e 09 meninos, sendo um deles PNE (Portador de Necessidades Especiais), e para acompanhá-lo há uma Professora auxiliar, para deslocamento até o banheiro, onde é adaptado com trocador, suporte para equilíbrio, e para ajudá-lo nas atividades em sal e até na hora do lanche.

Quando iniciou ainda muito jovem, nos relata que o ensino era visto com outros olhos, onde havia muito respeito por parte dos alunos e pais.

Escolheu o magistério porque era seu sonho desde criança e também por ser filha de professores, onde tem muito orgulho.

Mesmo hoje com as dificuldades apresentadas nas escolas não se arrependeu de sua escolha profissional.

Nos fala da indisciplina dos alunos, porém sua sala é tranqüila, devido à metodologia e combinados que usa em sua rotina.

Às vezes alguns alunos testam o seu lado profissional e emocional e ela diz que é nessa hora que professores devemos nos manter calmos e profissionais, até para compreender a atitude e o comportamento do aluno.

Às vezes quando a maioria da turma está indisciplinada, não cumprindo os combinados todos ficam sem recreio, e se for um aluno ou outro, somente eles que ficam, inclusive ela, pois os alunos não podem ficar sozinhos em sala.

É um método que funciona, para que os alunos aprendam a respeitar combinados, pois não podem contar com os pais, porque poucos comparecem as reuniões. A maioria dos pais não acompanha seus filhos na vida escolar, ou por desinteresse ou por falta de tempo.

Sendo assim, uma forma do aluno querer chamar a atenção com sua carência, tendo a necessidade de ser visto por alguém.

Em comparação aos anos que iniciou, sabe da grande diferença dos dias atuais.

Acredita que a Educação Escolar e a base para a vida profissional do aluno e que professores precisam aceitar e acompanhar as mudanças, e que sempre vem para a melhoria do processo ensino aprendizagem.


Autores


Cristina Camargo de Melo - RA: 7252615689
Débora Agne Moreira Lucas: 6897348287
Rosineide Nunes de Almeida – RA: 7478702572
Tânia Elaine – RA: 6659364738
Thaynara Rosa Gonçalves – RA: 6622337000
Vanuza Elias Rosa – RA: 6690436064 

Nenhum comentário:

Postar um comentário