Atividade: Entrevistar uma professora que atua na educação básica há mais de 20 anos.
Almejando sempre o melhor
“Nesses poucos anos em que trabalho vi muitas mudanças, mas poucas tiveram sucesso, pois como sabemos todas as mudanças sempre vem por algum interesse político não pela vontade de melhorar a educação.”
Esta frase acima é da Professora Iraci de Aguiar Sardinha, formação acadêmica em Pedagogia com Pós Graduação em Psicopedagogia, foi recém-contratada em uma escola de tempo integral ela diz que este é o grande desafio nos dias de hoje, e garante que a única saída para essa situação é fazendo o seu melhor, mesmo sabendo que seus recursos são mínimos, mas garantindo amor e responsabilidade no que faz demonstrando e passando adiante esse sentimento para as crianças, pois elas não têm culpa do valor do salário de cada professor, elas nem fazem ideia do que é um salário, mas sim, elas fazem ideia do quanto um professor faria falta na vida delas.
“As mudanças não são muito bem aceitas pelos docentes, pois sabemos que temos colegas que estão acomodados, entra e sai anos e suas aulas continuam as mesmas, é necessário muito estudo e pesquisa. É preciso amar o que você faz e acreditar no ser humano e que você pode fazer a diferença na vida de alguma criança.”
Esta frase a cima é da Professora Maria das Dores Aranega formação acadêmica em Licenciatura Plena em História e Magistério com Pós Graduação em Alfabetização trabalhando a mais de vinte anos com alfabetização. Sua preocupação quando começou a participar de ambiente escolar foi ver alguns colegas docentes usarem sempre o mesmo planejamento, nunca alternando nem com perfis de salas diferentes. Para reverter essa situação acredito que se deva dar um “chá de animo”, de mudanças, de desejos e de tudo que se possa fazer para esses docentes mudarem. Aí entra a parte de investir, pois para crescer em algo se deve investir, investir com palestras, cursos, livros, com o propósito de levar sempre o melhor para dentro de sala, não a mesma coisa como esta professora sempre vê. As escolas podem e devem correr atrás desses investimentos para melhorar seus docentes, vocês verão nitidamente a diferença desses professore se colocarem em prática esses investimentos. O resultado seria alunos mais interessados em aprender, pois a aula seria melhor preparada para aquele tipo de aluno, aquele tipo de conteúdo, e sim, aulas mais animadas, pois quando o professor tem a certeza e domínio daquele conteúdo sua aula sem sombra de dúvida rende mil vezes melhor, seria uma aula mais atualizada com os acontecimentos de fora, com mais recursos dentro de sala mesmo que sejam mínimos mas faz toda a diferença, pois a criança se interessa quando vê e pega, usa todos os seus sentidos para aprender, não só o ouvir, a grande educadora Maria Montessori já nos comprovou isso a muito tempo atrás, com certeza tudo isso chamará a atenção da criança e ajudará quanto a disciplina em sala de aula e será muito mais fácil dar aula em uma ambiente assim, com alunos interessados em seu conteúdo.
Vamos nos colocar no lugar das crianças, só assim alcançaremos o nosso grande objetivo. Caro leitor expomos aqui alguns dos problemas e solução que hoje existem dentro das escolas, e vocês dentro das casas o que andam fazendo para nos ajudar dentro das salas de aula?
Autores:
Andressa Santana – 6452314697
Marli Pereira – 6814012417
Maria Claudionora – 6820471757
Nathália Gomes – 6820474594
Taissa Melina – 6818437155
Thais Volponi – 6451306978
Nenhum comentário:
Postar um comentário