sábado, 14 de setembro de 2013

A escola e o papel do educador


Ao nascer, a criança faz parte de um grupo social, a sua família. É com ela que a criança vai aprendendo como suprir suas necessidades físicas, afetivas e psicomotoras.

Nessas relações sociais a criança vai agregando saberes, valores e experiências que são considerados conhecimentos do senso comum, pois não há comprovação científica que os fundamentem.

Nos primeiros anos de vida a criança depende exclusivamente da dedicação da família para aprender.

O desafio apresenta-se para ela no momento em que é integrada em um novo grupo social, a escola.

Esta é responsável pela interação da criança com os conhecimentos científicos. O professor possui um papel de mediador, aproximando a criança do conhecimento através da metodologia, da pesquisa, do desafio e das indagações.

Partindo do levantamento dos conhecimentos prévios, a escola não é um espaço neutro. Seu caráter transformador é o princípio para estabelecer o vínculo que a sociedade precisa para se desenvolver mais e melhor.

O que é a escola senão um espaço para o diálogo, a pesquisa, a ciência e o debate?

Embora as práticas docentes ainda não demonstrem consciências crítica reflexiva acerca o seu papel como agentes mediados da transformação.

No entanto, o curso de formação do professor também tem o seu papel. Entender o significado da escola e suas relações no sistema educacional bem como a sociedade, tornou-se uma exigência imprescindível para garantir um trabalho participativo no cotidiano escolar.
Assim a participação de todos os envolvidos no dia-a-dia da escola nas decisões sobre os seus rumos, garante a produção de um trabalho no qual estejam contemplados os diferentes olhares da realidade escolar. Nossa preocupação está correlacionada ao fato de estarmos atuando com a

Prática educativa na educação e simultaneamente na formação de professores. Nisto se resume, o que Marx (2002) falou sobre o homem e a produção da historia, “os homens fazem a sua própria historia, ainda que em circunstancias que não escolheram”.

Referências bibliográficas:
ARANHA, Maria Lucia Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo, Moderna, 2006.


Autores:

CRISTIANE DE FALCHI FREITAS RA 6895521414
DANIELLY DA SILVA MACEDO RA 7093585485
ROSILENE CARLOS AQUINO RA 7420674031
SUELEN DA SILVA SOUZA RA 6267241750
TATIANA R. NOGUEIRA FRUTUOSO RA 7093578195
VALQUIRIA COSTA DUARTE RA 7475684034

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