A filosofia e educação caminham tão juntas e são tão íntimas podemos dizer que a filosofia é em essência as teorias gerais de educação. A educação é o processo pelo qual as crianças adquirem ou formam as atitudes e disposições fundamentais, não só intelectuais como emocionais, para com a natureza e o homem, é evidente que a educação constitui o campo de aplicação das filosofias, e, como tal, também de sua elaboração e revisão.
Atualmente a educação passa por constantes mudanças, observamos que os educadores não utilizam mais técnicas maçantes e monótonas, onde o professor era visto com temor pelos seus alunos, não buscando aperfeiçoamento e maneiras para que os alunos interagissem ou participassem das aulas, o professor era visto como “carrasco”. Hoje podemos perceber as grades transformações dos educadores em salas de aula e a busca incessante de novas estratégias de ensino, onde buscam constantemente a participação dos educandos, utilizando de diversas técnicas e ferramentas para prender a atenção e com isso o aluno aprender mais.
Com o estudo dos paradigmas educacionais nos cursos de pedagogia e de formação de professores, amplia-se o conhecimento em relação à didática. Atualmente, a didática é uma área da Pedagogia, uma das matérias fundamentais na formação dos professores, denominada por Libâneo (1990, p. 25) como “teoria do ensino” por investigar os fundamentos, as condições e as formas de realização do ensino.
"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender". Augusto Cury
Atualmente a educação passa por constantes mudanças, observamos que os educadores não utilizam mais técnicas maçantes e monótonas, onde o professor era visto com temor pelos seus alunos, não buscando aperfeiçoamento e maneiras para que os alunos interagissem ou participassem das aulas, o professor era visto como “carrasco”. Hoje podemos perceber as grades transformações dos educadores em salas de aula e a busca incessante de novas estratégias de ensino, onde buscam constantemente a participação dos educandos, utilizando de diversas técnicas e ferramentas para prender a atenção e com isso o aluno aprender mais.
Com o estudo dos paradigmas educacionais nos cursos de pedagogia e de formação de professores, amplia-se o conhecimento em relação à didática. Atualmente, a didática é uma área da Pedagogia, uma das matérias fundamentais na formação dos professores, denominada por Libâneo (1990, p. 25) como “teoria do ensino” por investigar os fundamentos, as condições e as formas de realização do ensino.
"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender". Augusto Cury
Referências bibliográficas:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3ed. São Paulo: Moderna, 2006.
http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/filosofia.html
http://cultura.culturamix.com/curiosidades/filosofia-da-educacao
Fonte da imagem: Espaço escolar
Autores:
Bruna Odete Antunes Ortega RA: 6661346779 - 2ºHelen Cricia Alves RA: 7452680930 - 1º
Kaio Frutuoso Rodrigues Bardela RA: 7421680291 - 1º
Sdmara Aparecida Shuller de Souza RA: 6889503122 - 2º
Samuel Rocha de Araujo RA: 9977019717 - 1º
Thais Ávila Almeida Pereira RA: 6622324190 - 2º
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