quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O papel do professor na transformação da sociedade


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIJd1HpOAB_M2QuRqMaNL9_NyX1u1raxBcse3oIFC0kqdEdj94uSwijl2267_Oe_6q9-Hy99xPWXHqbx9bKUaqGI9mp2pK6Eqtx5Scnn9ZViok1K5L-3PPVa8l301_cpKlrdlwtOOekUM/s1600/Transforma%25C3%25A7%25C3%25A3o+Social.jpgAtualmente, é praticamente notável que a educação desempenha um papel fundamental na transformação social, cercado pela tecnologia e o avanço científico. Uma sociedade que carece de respeito, solidariedade, igualdade e principalmente de cidadãos honestos. Se tratando desse contexto, nós professores nos perguntamos qual a nossa função? O educador tem um papel muito importante na educação das crianças. É no ambiente escolar que complementamos e até mesmo reformulamos o modo de pensar de nossos alunos. Para isso é necessário profissionais compromissados desde a sua formação até a prática em sala de aula, e que acreditem que a educação é o instrumento mais importante para a transformação da sociedade. É preciso que o professor seja um sujeito crítico, reflexivo e transformador, que ajudem os seus alunos construírem pensamentos e não apenas a "aceitar".


Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" (FREIRE,1996).

Não basta apenas depositar conteúdos, o professor precisa desafiar o educando, esperando que ele produza ideias, pensamentos e opiniões, em vez de as reproduzir. Freire nessa citação explica que ensinar não é apenas transferir conhecimento e sim possibilitar uma aprendizagem significativa ao qual o aluno aprende conforme os estímulos que lhes forem dados,o que torna o aluno cada vez mais estimulados e participativo.
“A noção de professor reflexivo baseia-se na consciência da capacidade de pensamento e reflexão que caracteriza o ser humano como mero reprodutor de ideias e práticas que lhe são exteriores (ALARCÃO, 2003)”.

Já Alarcão tem o pensamento tradicionalista, e trata o ser o humano como meras reprodutoras ideias, assim deixando-os bitolados a aprender somente aquilo que lhe foi passado sem deixar que o aluno seja participativo e expresse suas ideias.

Contudo, a formação de educadores competentes, conectados ao mundo da tecnologia, atualizados, que façam de suas aulas prazerosas e interessantes, criando estímulos para essa nova geração de crianças, é essencial e fundamental para conquistar através das crianças, adolescentes e jovens, uma sociedade transformada.

Freire nessa citação explica que ensinar não é apenas transferir conhecimento e sim possibilitar uma aprendizagem significativa ao qual o aluno  aprende conforme os estímulos que lhes forem dados,o que torna o aluno cada vez mais estimulados e participativo.

Já Alarcão tem o pensamento tradicionalista,e trata o ser o humano como mero reprodutor ideias , assim deixando-os bitolados a aprender somente aquilo que lhe foi passado sem deixar que o aluno seja participativo e expresse suas ideias.

Referências bibliográficas:
ARANHA, Maria Lucia Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo, Moderna, 2006.
 
Fonte da imagem: Grito dos excluídos

Autores:

Andressa Vieira da Silva RA: 6892516334
Katiusce Alves Pedroso RA: 7417633631
Kelly Terencio Moreira RA: 7474867598
Luana Medeiros da Silva RA: 7251617628
Ticiane Velasques Teixeira RA: 6668332742
Thainá Araujo Martins dos Santos RA: 6661432235
 

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