Autores:
Graciele Almeida 2ºB Luciene da Silva 2°B
Kenia Barbosa 2°B
Luana S. Ortiz 1ºA
Blog destinado a publicação das atividades práticas supervisionadas dos acadêmicos do 1° e 2° semestres de Pedagogia do Centro Anhanguera de Campo Grande - Unidade 1. Professor da disciplina: José Flávio Rodrigues Siqueira
Atualmente, é praticamente notável que a educação desempenha um papel fundamental na transformação social, cercado pela tecnologia e o avanço científico. Uma sociedade que carece de respeito, solidariedade, igualdade e principalmente de cidadãos honestos. Se tratando desse contexto, nós professores nos perguntamos qual a nossa função? O educador tem um papel muito importante na educação das crianças. É no ambiente escolar que complementamos e até mesmo reformulamos o modo de pensar de nossos alunos. Para isso é necessário profissionais compromissados desde a sua formação até a prática em sala de aula, e que acreditem que a educação é o instrumento mais importante para a transformação da sociedade. É preciso que o professor seja um sujeito crítico, reflexivo e transformador, que ajudem os seus alunos construírem pensamentos e não apenas a "aceitar". Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" (FREIRE,1996).
“A noção de professor reflexivo baseia-se na consciência da capacidade de pensamento e reflexão que caracteriza o ser humano como mero reprodutor de ideias e práticas que lhe são exteriores (ALARCÃO, 2003)”.
“Em toda a história da escolarização, nunca se exigiu tanto da escola e dos professores quanto nos últimos anos. Essa pressão é decorrente, em primeiro lugar, do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação e, em segundo lugar, das rápidas transformações do processo de trabalho e de produção da cultura. A educação e o trabalho docente passaram então a ser considerados peças – chave na formação do novo profissional do mundo informatizado e globalizado”. (FREITAS, 2005)