quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A formação do educador



Para ser um professor não basta apenas vocação, é indispensável se especializar, pois ninguém ensina o que não sabe.

O trabalho pedagógico precisa se desenvolver além das experiências vividas ou ouvidas no dia a dia, não que elas não sejam importantes, mas é necessário um planejamento de aula e para isso o professor precisa dominar o assunto que vai ensinar, independentemente de qual seja sua formação.

Somente para entender um pouco, foi século XIX que o estado passou a se interessar pela organização das escolas públicas e formação de professores, até então a formação deles era responsabilidade principalmente das ordens religiosas. No Brasil a primeira a ser fundada foi a Escola Normal de Niterói (1835) e funcionava apenas com um só professor, logo em 1849 fechou por falta de alunos, retornou mais tarde (até esse momento a sociedade não priorizava a educação). Esta priorização pela educação ainda demorou um pouco para acontecer. Uma estabilidade maior, podemos dizer assim, foi dada após a Constituição de 1988 e a lei de Diretrizes e Bases (LEI N°9394/96) onde foram mantidos cursos universitários de pedagogia.

Ser um profissional completo e satisfeito é essencial, para isso, são necessárias algumas atitudes: buscar como corpo coletivo melhorias trabalhistas para a classe, melhores salários, plano de carreira, materiais e ambientes adequados de trabalho. Até pouco tempo atrás a atividade docente era vista somente como uma profissão para as mulheres, e infelizmente muitos ainda hoje acreditam que isso seja verdade. Essa falsa ideia não esta relacionada com a vocação, mas sim, da baixa remuneração e o desprestígio da profissão. Professor é um PROFISSIONAL, e como tal, merece ser respeitado.

Sempre haverá mudanças na formação de profissionais da educação, por isso a necessidade de ter uma mente aberta e disposta a adquirir e transmitir conhecimentos de forma sábia e que ajude a sociedade a construir um mundo melhor. 

Referências bibliográficas
ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da educação. 3ed. São Paulo: Moderna.
 
Fonte da imagem: Sinprolem

Autores:
Angela Soares – RA 7093584170
Jéssica Caroline Borges – RA 7246602667
Jéssica da Silva Nascimento – RA 7082563685
Patricia Quido Burton – RA 7415626985
Roseli Domingues de Carvalho – RA 7087576005
Thaynara Torres – RA 7479703729
Viviane Pereira – RA 7479703129 

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